terça-feira, 4 de abril de 2017

Crônica Sobre as Crônicas Que Pretendo Escrever


Esse título ficou “pomposo” porque não encontrei meios de reduzi-lo. Se eu colocasse “Crônicas das Crônicas”, estaria me superestimando. Se colocasse “Crônicas Sobre as Crônicas”, eu estaria falando sobre todas as crônicas, e não das pobrezinhas que estão esperando pela minha boa vontade (que na verdade não é minha, pois também fico esperando por... digamos que seja a inspiração). Mas falando das “pobrezinhas”, elas não sabem que a culpa não é minha. Como não sei dizer o nome do verdadeiro culpado (ou culpada), e quem aparece sempre na história sou eu, então carrego esta culpa.

Mas, falando das crônicas “pobrezinhas” que estão esperando pela minha vontade, digo que elas ficam insistentemente me perguntando quando é que vou colocá-las na internet. Coitadas... Elas não sabem o que é internet. Elas pensam que ao serem expostas, todos irão admirá-las, elogiá-las... Elas pensam que as pessoas vão dizer: você é muito boa, dona Crônica. Muito gostosa de ler. Eu me deleitei com a senhora... Aliás, é senhora ou senhorita? Elas só pensam nisso, coitadas. Não imaginam o pior. Não sabem que vão ter que enfrentar um monte de bocas torcidas, de narizes empinados, de falsos elogios, de indiferenças... E o pior é que elas não vão poder descer do tamanco... Vão ter que engolir com classe, porque ninguém é obrigado a aceitá-las.

Coitadinhas das minhas crônicas... Ficam com esse assanho todo, quando eu as exponho, e elas veem a “parada” aqui fora, ficam arrependidas de terem insistido tanto para que eu as postasse na internet. Elas pensam que as coisas aqui são fáceis. Elas precisam entender que o mundo literário não é melhor nem pior que os outros, é igual.

A.J. Cardiais
29.01.2012 
imagem: a.j. cardiais

Nenhum comentário: